top of page

Motivação:

    O mundo do cinema atravessa, nos dias de hoje, uma enorme revolução. Partindo do momento em que ocorre a aquisição do filme até à projecção, que se tornaram completamente digitais e flexiveis, passando pelos esforços em tornar a experiência, numa sala de cinema, cada vez mais imersiva e cativante, toda a cadeia cinematográfia se encontra em processo de transformação e aperfeiçoamento.

       O digital veio oferecer, à maioria dos intervenientes na cadeia cinematográfica, uma panóplia de novas oportunidades em todos os sentidos face à tecnologia anterior implementada - o filme em película de 35mm. 

     A indústria cinematográfica tem cada vez mais, como principal objectivo providenciar ao consumidor uma experiência imersiva e o mais gratificante possível. 

   Este site tem como objectivo, oferecer uma eperiência mais interactiva ao mesmo tempo que tentamos apresentar todas as informações que não nos foram possíveis anexar no artigo de divulgação da disciplina de Comunicação de Áudio e Vídeo, lecionada pelo professor Fernando Manuel Bernardo Pereira pertencente ao IT do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.

       Pretendemos com este artigo dar a conhecer ao leitor os desafios inerentes à digitalização de todo o processo cinematografico. Desta forma, primeiro iremos começar por referir as principais vantagens e desvantagem deste formato e os apectos relevantes associados a esta tecnologia. Em seguida, iremos abordar a questão do empreendorismo no cinema e respectivo modelo de negócio. Por fim, iremos fazer referência à situação do cinema digital em Portugal e ao possível futuro desta tecnologia.

 

Trailer do filmeStar Wars II, um dos primeiros filmes a aproveitar o potencial do digital. Todos os processos envolvidos na criação, distribuição e visualização do filme foram suportados por esta formato.

bottom of page